Autorregulação e crescimento na adolescência

Dra. Adriana Fóz
Neuropsicológa, educadora, palestrante e escritora

Autorregulação e autocontrole são muito importantes no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Pesquisa realizada na Nova Zelândia por um grupo de pesquisadores americanos mostrou como e porque o exercício do controle desses dois fatores é tão importante. Com base nos resultados apresentando, os participantes mostraram relevante melhora em diversas searas como na vida acadêmica, profissional, familiar e até na saúde.

É importante destacar também que certas mudanças e desenvolvimentos são únicos no cérebro e acontecem na fase de adolescência. Esse é mais um fator relevante para o conhecimento de profissionais de educação que atuam diretamente com esses jovens, para que se dediquem às experiências e estímulos, como o autocontrole nessa etapa da vida.

Confira nesse vídeo do Painel de Educação – plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar do Sistema ETAPA – as informações dadas pela neuropsicológa e educadora, Dra. Adriana Fóz, sobre como treinar os estudantes a controlarem desejos, emoções e sentimentos e ajuda-los a pensar nas prioridades e responsabilidades em prol da saúde mental e cognitiva.

Veja outros vídeos deste tema:
· Mitos e verdades sobre o cérebro
· As etapas do cérebro que aprende
· A plasticidade cerebral aplicada na escola
· As emoções no aprendizado dos nativos digitais
· Limite, autocontrole e capacidade de aprender
· Uso assertivo da tecnologia: um desafio para educação
· Escola parceira, escola competente

Veja também outros temas sobre Gestão Pedagógica:
· Estratégias Metacognitivas
· Enem
· Aprender com a Neurociência
· BNCC para Fundamental I
· BNCC para Fundamental II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *