Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem

Dra. Leonor Guerra
Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca

Você já ouviu falar do espiral da aprendizagem? Essa técnica consiste em dar oportunidade ao aluno de rever e repassar conteúdos já trabalhados e experiências vividas. Mas como isso implica no desenvolvimento do conhecimento dos estudantes?

A Dra. Leonor Guerra explica todo o envolvimento da neuroplasticidade, reorganização das sinapses que levam à aprendizagem, nesse vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar desenvolvido pelo Sistema ETAPA.

Incentivar e apoiar o aluno a ter uma boa noite de sono, uma alimentação equilibrada e retomar temas e assuntos abordados em sala de aula em diferentes ângulos são ações importantes para promover esse espiral de aprendizagem. Para gerá-lo são fundamentais três estratégias, como explica a Dra. Leonor Guerra: a reestruturação da memória, a neuroplasticidade e a consolidação da memória.

Veja agora como envolver os alunos de forma que se sintam mais atraídos pelo o assunto da aula: como gerar interesse e aumentar a absorção dos ensinamentos.

Veja outros vídeos deste tema:
· Aprender para a vida: adaptação ao mundo, solução de problemas e sobrevivência
· Estimular os sentidos para compreensão mais completa e significativa
· Atenção para aprender
· Motivação para aprender
· Como o professor pode ser o incentivador do aprendizado baseando-se na neurociência?
· Funções executivas e seu impacto no processo de aprendizagem

Veja também outros temas sobre Gestão Pedagógica:
· Estratégias Metacognitivas
· Enem
· Como o Cérebro Aprende
· BNCC para Fundamental I
· BNCC para Fundamental II

10 Respostas para “Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem”

  1. devido à infinidade de tecnologias existentes na atualidade , é de suma importância que se enove sempre para despertar o interesse dos estudantes pela aprendizagem significativa.

    1. Concordamos, Renata.

      Por isso, os conteúdos didáticos oferecidos pelo Sistema ETAPA são organizados em espiral crescente, de forma a respeitar o tempo de aprendizado dos alunos das escolas parceiras e estimulando sua evolução.

      Atenciosamente,
      Equipe Painel de Educação / Sistema ETAPA

  2. Tão somente depositar no aluno conteúdos não é aprendizagem, o professor deve no decorrer do processo observar se o que tem ensinado ao seu aluno tem alcançados propósitos significativos, observar antes a necessidade, durante e depois. O professor entendendo como o cérebro funciona certamente dará suas aulas de uma maneira mais significativa. a Explicação da Dra Leonor foi simples e prática. Muito bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *