Eventos

EVENTOS

Painel de Educação oferece a cidades brasileiras
conteúdos relevantes e atuais sobre educação

O Painel de Educação do Sistema ETAPA é um evento de capacitação que oferece conteúdos sobre gestão administrativa e aprendizagem para profissionais de escolas privadas que buscam ampliar e aprimorar seus conhecimentos. Por meio de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas – educação, neurociência e direito –, desde 2016, o projeto tem sido realizado e, a cada ano, é ampliado o número de cidades brasileiras que recebem suas edições.

Na 1ª edição do Painel de Educação de 2018, que aconteceu nas cidades de Belém (PA), Teresina (PI), Maceió (AL) Goiânia (GO) e Aracaju (SE), os temas abordados buscaram responder questões da rotina dos educadores e gestores.

Na palestra “O diálogo entre a neurociência e a educação: como o cérebro aprende”, ministrada pela neurocientista Dra. Leonor Guerra, foram abordados fundamentos neurocientíficos do processo-ensino aprendizagem, que podem auxiliar no entendimento das diversas estratégias pedagógicas, a fim de entregar conhecimentos valiosos aos profissionais.

Já na palestra “Fatores essenciais para o crescimento sustentável da sua escola” dirigida pelo Diretor do Sistema ETAPA, Dimas Alberto Ferreira, foram apresentados tópicos que impactam no ciclo de crescimento das escolas privadas, bem como questões associadas à captação e retenção de alunos, entre outros.

O evento também contou com a presença do Dr. Célio Müller, advogado e consultor especializado na área Educacional, que falou sobre “Inadimplência escolar” abrangendo também medidas preventivas e cuidados que podem ser tomados já no processo de matrículas.

A 2ª rodada do Painel de Educação também foi levada às capitais que receberam a 1ª edição, os novos eventos abordaram assuntos pedagógicos de extrema relevância para quem atua na área.

As “Estratégias meta-cognitivas: da teoria à prática”, adotadas pelo Sistema ETAPA para melhoria do aprendizado dos alunos, foram demostradas pelos palestrantes Eugenio Arsenovicz Filho, coordenador da Assessoria Técnica-Pedagógica do Sistema Etapa, e Eduardo Sisti, professor de História, consultor pedagógico e elaborador de material didático no Grupo Etapa. Eles demonstraram como a aplicação dos princípios da metacognição permite o aperfeiçoamento do “aprender a aprender”.

Dentre os diversos assuntos abordados, a Neuropsicóloga, Dra. Adriana Fóz tratou na palestra “As etapas do cérebro que aprende” a relação entre escola e educação que deve ter como objetivo a conscientização e a apropriação dos conhecimentos da neurociência educacional.

Nessa edição, o Professor Associado do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, Fernando Louzada, desenvolveu a temática sobre as relações existentes entre amadurecimento cerebral e funções executivas, essenciais ao pleno desenvolvimento emocional e cognitivo, na palestra “Cérebro, funções executivas e o futuro da escola”.

Como parte da sequência de eventos, a 3ª rodada do Painel de Educação aconteceu em 10 cidades brasileiras – Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Curitiba e Londrina (PR).

As advogadas especialistas em Direito Digital, Dra. Cristina Sleiman e Dra. Patricia Peck Pinheiro esclareceram as obrigações jurídicas da escola sobre a utilização de ferramentas digitais, prevenção e questões judiciais ocasionadas pelo seu mau uso.

Dra. Cláudia José Abud e Dra. Fabíola Marques, também advogadas, abordaram a pauta “A reforma trabalhista e seus impactos na escola”. As duas profissionais sanaram dúvidas sobre diversas questões referentes à atualização das leis trabalhistas para auxiliar gestores a garantirem que suas escolas atuem conforme a lei.

Painel de Educação em São Paulo (SP)

Em São Paulo, o Painel de Educação contou com a participação das advogadas presentes na terceira rodada da versão nacional do evento. A Dra. Patrícia Peck ampliou sua atuação e levou ao público informações sobre os aspectos legais do combate ao bullying e a importância de se trabalhar o tema com professores, pais e alunos na escola.

O jornalista especializado em economia e comentarista da Globo News e rádio CBN, Dr. João Borges, abordou assuntos sobre o cenário econômico para o próximo ano e as expectativas e possibilidades após a eleição de 2018.

Ricardo Esturaro, diretor de Marketing da TV Globo, falou sobre a geração Y com o objetivo de auxiliar os educadores a entender o comportamento desses jovens, que hoje ocupam os bancos escolares e iniciam no mercado de trabalho.

Por fim, as determinações trazidas pela Base Nacional Comum Curricular à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, que exigem atenção e esclarecimento para que as escolas se adequem até 2020, também foram abordadas por consultores e coordenadores do Grupo ETAPA.

Em 2019, teremos mais

Se você gostou dos assuntos e deseja participar das próximas edições do Painel de Educação, acompanhe nosso blog. Em breve, divulgaremos o roteiro e a programação completa prevista para o ano que vem.

Enquanto isso navegue pelo blog Painel de Educação e aproveite os conteúdos atuais sobre gestão e aprendizagem abordados por quem, há anos, se dedica ao desenvolvimento de conteúdos de qualidade sendo referência no processo de ensino-aprendizagem.