Eventos

EVENTOS

Painel de Educação oferece a 15 cidades brasileiras
conteúdos relevantes e atuais sobre educação

O Painel de Educação do Sistema ETAPA é um dos principais eventos de capacitação direcionado aos profissionais de educação que buscam ampliar e aprimorar seus conhecimentos por meio de palestras de qualidade, ministradas por renomados especialistas do mercado educacional.

Nesse ano, 15 cidades brasileiras, de 14 Estados, receberam as rodadas do evento.Mais de 600 profissionais, de 315 colégios, marcaram presença.

Na 1ª edição do Painel de Educação, que aconteceu nas cidades de Belém (PA), Teresina (PI), Maceió (AL) Goiânia (GO) e Aracaju (SE), os temas abordados buscaram responder questões da rotina dos educadores e gestores.

Na palestra “O diálogo entre a neurociência e a educação: como o cérebro aprende”, ministrada pela Dra. Leonor Guerra, fundamentos neurocientíficos do processo-ensino aprendizagem, que podem auxiliar no entendimento das diversas estratégias pedagógicas, foram abordados a fim de entregar conhecimentos valiosos aos profissionais.

Já na palestra “Fatores essenciais para o crescimento sustentável da sua escola” dirigida pelo Diretor do Sistema ETAPA, Dimas Alberto Ferreira, foram apresentados tópicos que impactam no ciclo de crescimento das escolas privadas, bem como questões associadas à captação e retenção de alunos, entre outros.

O evento também contou com a presença do Dr. Célio Müller, advogado e consultor especializado na área Educacional, que falou sobre “Inadimplência escolar” abrangendo também medidas preventivas e cuidados que podem ser tomados já no processo de matrículas.

A 2ª rodada do Painel de Educação também foi levada às capitais que receberam a 1ª edição, os novos eventos abordaram assuntos pedagógicos de extrema relevância para quem atua na área.

As “Estratégias meta-cognitivas: da teoria à prática”, adotadas pelo Sistema ETAPA para melhoria do aprendizado dos alunos, foram demostradas pelos palestrantes Eugenio Arsenovicz Filho, coordenador da Assessoria Técnica-Pedagógica do Sistema Etapa, e Eduardo Sisti, professor de História, consultor pedagógico e elaborador de material didático no Grupo Etapa. Eles demonstraram como a aplicação dos princípios da metacognição permite o aperfeiçoamento do “aprender a aprender”.

A Neuropsicóloga, Dra. Adriana Fóz, na palestra “As etapas do cérebro que aprende”, tratou, dentre diversos assuntos, da relação entre escola e educação, que deve ter como objetivo a conscientização e a apropriação dos conhecimentos da neurociência educacional.

Nessa edição, o Professor da Universidade Federal, Fernando Louzada desenvolveu a temática sobre as relações existentes entre amadurecimento cerebral e funções executivas, essenciais ao pleno desenvolvimento emocional e cognitivo, na palestra “Cérebro, funções executivas e o futuro da escola”.

Como parte da sequência de eventos, a 3ª rodada do Painel de Educação aconteceu em 10 cidades brasileiras – Salvador (BA), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Curitiba e Londrina (PR).

As advogadas especialistas em Direito Digital, Dra. Cristina Sleiman e Dra. Patricia Peck Pinheiro esclareceram as obrigações jurídicas da escola sobre a utilização de ferramentas digitais, prevenção e questões judiciais ocasionadas pelo seu mau uso.

Dra. Cláudia José Abud e Dra. Fabíola Marques, também advogadas, abordaram a pauta “A reforma trabalhista e seus impactos na escola”. As duas profissionais sanaram dúvidas sobre diversas questões referentes à atualização das leis trabalhistas para auxiliar gestores a garantirem que suas escolas atuem conforme a lei.

Painel de Educação em São Paulo (SP)

Em São Paulo, o Painel de Educação levou aos presentes – educadores, gestores e diversos profissionais do setor –, uma programação completa com temas atuais do mercado. Os aspectos legais do combate ao bullying explorados pela Dra. Patricia Peck Pinheiro, e os direitos e deveres da escola digital pelo ponto de vista jurídico, apresentado pela Dra. Cristina Sleiman, foram compartilhados com os presentes.

Outros temas que também despertaram grande interesse da plateia foram as mudanças exigidas às escolas com a atualização da reforma trabalhista, painel este apresentado pela Dra. Fabíola Marques, e as adaptações determinadas pela Base Nacional Comum Curricular à Educação Infantil e Ensino Fundamental, que exigem atenção e esclarecimento para que as escolas se atualizem até 2020.

Em 2019, teremos mais

Se você gostou dos assuntos e deseja participar das próximas edições do Painel de Educação, acompanhe nosso blog. Em breve, vamos divulgar o roteiro e a programação completa prevista para o ano que vem.

Enquanto isso navegue pelo blog Painel de Educação e aproveite os conteúdos atuais sobre gestão e aprendizagem abordados por quem, há anos, se dedica ao desenvolvimento de conteúdos de qualidade sendo referência no processo de ensino-aprendizagem.