Limite, autocontrole e capacidade de aprender

Dra. Adriana Fóz – Neuropsicológa, educadora, palestrante e escritora – Duração do vídeo: 6 minutos.

Autocontrole é uma habilidade importante para o aprendizado e possui um circuito no cérebro que exercita e trabalha essa função tão relevante para as competências intelectuais. Pesquisas comprovam que crianças com autocontrole têm melhor desempenho no aprendizado e nos desenvolvimentos emocional e cognitivo.

De acordo com a Dra. Adriana Fóz, neuropsicológa e educadora, “o autocontrole é potência na educação, dentro da sala de aula e na família”. Esta habilidade demonstra a capacidade do estudante em resistir à tentação e ajuda na concentração.

Nesse vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar do Sistema Etapa, Adriana Fóz mostra o tipo de memorização que, bem treinada, pode contribuir para o aprendizado e comenta sobre flexibilidade cognitiva, que auxilia na capacidade de solucionar problemas. Essas capacidades se enquadram nas funções executivas do cérebro e, quando compreendidas corretamente, se tornam aliadas dos educadores na aprendizagem.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Mitos e verdades sobre o cérebro
· As etapas do cérebro que aprende
· A plasticidade cerebral aplicada na escola
· As emoções no aprendizado dos nativos digitais
· Autorregulação e crescimento na adolescência
· Uso assertivo da tecnologia: um desafio para educação
· Escola parceira, escola competente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *