As etapas do cérebro que aprende

Dra. Adriana Fóz – Neuropsicológa, educadora, palestrante e escritora – Duração do vídeo: 5 minutos.

Como o cérebro aprende? Este órgão se desenvolve baseando-se em três conceitos: maturação, desenvolvimento, estímulos e desafios apropriados. Nesse vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar do Sistema Etapa, a Dra. Adriana Fóz, neuropsicológa e educadora, motiva professores e gestores mostrando a eles como aproveitar os períodos sensíveis dos alunos, indicando as principais etapas de desenvolvimento do cérebro.

A maturação cerebral segue uma linha de crescimento e sofre interferência de fatores biogenéticos que impactam nesse desenvolvimento. A região posterior do cérebro é a primeira a se desenvolver, quando a criança ainda é bebê, e segue amadurecendo, no sentido de trás para frente, finalizando esse ciclo na região frontal. Essa informação ajuda os seus professores e gestores a compreenderem que a maneira de lidar ou estimular os alunos. Isso porque os tipos de estímulos dependem muito de idade e, consequentemente, de amadurecimento cerebral.

Dessa maneira, educadores tem a responsabilidade de colaborar com o desenvolvimento do cérebro dos alunos, oferecendo a eles um ambiente com estímulos adequados que colaborem com o aprendizado e evolução – mantendo as sinapses da maturação neurobiológica para que se tornem mais capazes e competentes.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Mitos e verdades sobre o cérebro
· A plasticidade cerebral aplicada na escola
· As emoções no aprendizado dos nativos digitais
· Limite, autocontrole e capacidade de aprender
· Autorregulação e crescimento na adolescência
· Uso assertivo da tecnologia: um desafio para educação
· Escola parceira, escola competente

2 Respostas para “As etapas do cérebro que aprende”

  1. Muita compreensão eu pude perceber á cerca do desenvolvimento das faculdades mentais do ser humano. Parabéns pela explicação simples e direta nobre professora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *