As emoções no aprendizado dos nativos digitais

Dra. Adriana Fóz – Neuropsicológa, educadora, palestrante e escritora – Duração do vídeo: 4 minutos.

Quem são os nativos digitais? Eles são as pessoas nascidas após a informática, computação e a internet, ou seja, os alunos de hoje. Por que é importante pensar no aprendizado dessa geração de forma diferente? Os gestores e educadores precisam criar estratégias para educar essa geração, pois o processo de aprendizagem e capitação da mensagem mudou se comparado às gerações anteriores.

Há muitos desafios para educar a geração atual como, por exemplo, ajudá-los a aprender a lidar com emoções primárias (raiva, tristeza, medo, surpresa, alegria, satisfação e nojo), fatores promotores da competência dos estudantes. Nesse momento, as habilidades socioemocionais colaboram com os alunos em tomadas de decisões, autogestão, autoconhecimento e capacidade de se relacionar.

Nesse material em vídeo da Dra. Adriana Fóz para o Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar oferecido e desenvolvido pelo Sistema Etapa, ela compartilha recomendações sobre como educadores podem trabalhar com essa geração, que possui dificuldades em manter o foco, mas são melhores em multitarefas, aceitam com facilidades as mudanças, diversidades e são mais globalizados.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Mitos e verdades sobre o cérebro
· As etapas do cérebro que aprende
· A plasticidade cerebral aplicada na escola
· Limite, autocontrole e capacidade de aprender
· Autorregulação e crescimento na adolescência
· Uso assertivo da tecnologia: um desafio para educação
· Escola parceira, escola competente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *