Estimular os sentidos para compreensão mais completa e significativa

Dra. Leonor Guerra
Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca

A interação com o ambiente no momento em que o aluno está sendo ensinado é fundamental. O cérebro se torna uma estrutura importante porque recebe estímulos externos que chegam por meios eletromagnéticos, mecânicos, térmicos ou químicos. Tais estímulos são responsáveis por ativarem as células nervosas, os neurônios, e assim, atingirem o que se caracteriza como processamento cerebral.

Por isso é importante que o educador de sua escola entenda como os diferentes estímulos, que atingem diferentes áreas cerebrais, podem ser ativados durante o processo de aprendizagem. Assim, quanto mais estímulos sensoriais o aluno receber, de forma mais integrada, maior será sua compreensão sobre a experiência de aprendizagem.

Como o seu corpo docente tem aplicado a aprendizagem multissensorial? Dra. Leonor Guerra, nesse vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar oferecido e desenvolvido pelo Sistema ETAPA, explica como esse trabalho ajuda a desenvolver uma aprendizagem mais eficiente que ajuda os alunos na compreensão mais integrada e completa sobre tudo que está aprendendo.

Veja outros vídeos deste tema:
· Aprender para a vida: adaptação ao mundo, solução de problemas e sobrevivência
· Atenção para aprender
· Motivação para aprender
· Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem
· Como o professor pode ser o incentivador do aprendizado baseando-se na neurociência?
· Funções executivas e seu impacto no processo de aprendizagem

Veja também outros temas sobre Gestão Pedagógica:
· Enem
· Estratégias Metacognitivas
· Como o Cérebro Aprende

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *