Como o professor pode ser o incentivador do aprendizado baseando-se na neurociência?

Dra. Leonor Guerra – Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca – Duração do vídeo: 4 minutos.

Como os sentimentos podem interferir no processo de aprendizagem dos alunos? As áreas cerebrais, chamadas de sistema límbico, que geram esses sentimentos estão totalmente ligadas com as partes do cérebro que fazem a modulação da memória. Além disso, a motivação e a ativação do sistema de recompensa tem relação diretamente com esse processo.

Estudos em neurociência mostram que o desempenho acadêmico é muito ligado a sua motivação e às emoções positivas e negativas, além de sofrer influência das funções executivas e, dentre elas, a capacidade dos estudantes de autorregular sua aprendizagem. Saiba com Dra. Leonor Guerra sobre como ensinar os alunos de sua escola a aprender. Confira o vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar do Sistema Etapa.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Aprender para a vida: adaptação ao mundo, solução de problemas e sobrevivência
· Estimular os sentidos para compreensão mais completa e significativa
· Atenção para aprender
· Motivação para aprender
· Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem
· Funções executivas e seu impacto no processo de aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *