Atenção para aprender

Dra. Leonor Guerra – Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca – Duração do vídeo: 7 minutos.

Um dos aspectos mais importantes da aprendizagem e que gera maior desafio aos educadores é a atenção. De acordo com a Dra. Leonor Guerra, os seres humanos são expostos a diversos estímulos, a todo o tempo (cheiros, sons, sensações táteis, visuais), mas o cérebro só consegue prestar atenção, com qualidade, a um estímulo por vez.

Será que seus professores sabem que o cérebro possui três grupos de neurônios responsáveis pela atenção? O primeiro mantem a vigília; o segundo grupo responde aos estímulos, direcionando a atenção e o terceiro fica responsável por garantir que a atenção seja focada, inibindo distrações. Esse último grupo pode ser vinculado ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, segundo estudos. Porém, a distração não implica apenas nisso, quando temas não são interessantes, naturalmente, provocam a distração dos estudantes.

A atenção está vinculada ao reconhecimento dos padrões cerebrais. Quanto mais estímulos os alunos receberem, mais padrões cerebrais serão acumulados e mais reconhecimentos gerados – que facilitam a atenção.

Saiba como é importante treinar a atenção dos alunos nesse mundo moderno, que oferece diversas distrações, com a Dra. Leonor Guerra. Assista ao vídeo do Painel de Educação, plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar do Sistema Etapa.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Aprender para a vida: adaptação ao mundo, solução de problemas e sobrevivência
· Estimular os sentidos para compreensão mais completa e significativa
· Motivação para aprender
· Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem
· Como o professor pode ser o incentivador do aprendizado baseando-se na neurociência?
· Funções executivas e seu impacto no processo de aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *