Aprender para a vida: adaptação ao mundo, solução de problemas e sobrevivência

Dra. Leonor Guerra – Pesquisadora na área de neurociência e coordenadora do Projeto NeuroEduca – Duração do vídeo: 5 minutos.

Nos últimos 50 anos, a neurociência – conjunto de áreas do conhecimento que estuda o sistema nervoso – apresentou significativo avanço e, com o auxílio da tecnologia digital, passou a contribuir na compreensão do funcionamento do cérebro, determinando o momento que uma pessoa age e seu comportamento. A partir daí a análise sobre o comportamento versus o funcionamento cerebral começou a ser mais esclarecida.

Contudo, como a educação é impactada pela neurociência? Durante o processo de aprendizagem, o educador assume a responsabilidade de fazer o aluno mudar o seu comportamento possibilitando-lhe adquirir novas maneiras de agir. Todo comportamento depende da estrutura do sistema nervoso, o conjunto de neurônios que temos e as transformações que eles sofrem durante os estudos.

Como gestor, você precisa compreender que o processo de aprendizagem depende do cérebro e como a neurociência é responsável por estudá-lo: entender o aprendizado do ponto de vista cerebral é importante para profissionais de educação e até mesmo para os pais e responsáveis.

Quais são as recomendações da neurociência mais indicadas para a aprendizagem? A Dra. Leonor Guerra, pesquisadora na área de neurociência, esclarece dúvidas sobre esse tema nesse vídeo do Painel da Educação – plataforma de informações sobre aprendizagem e gestão escolar – oferecido e desenvolvido pelo Sistema Etapa.

Veja também outros vídeos deste tema:
· Estimular os sentidos para compreensão mais completa e significativa
· Atenção para aprender
· Motivação para aprender
· Espiral da aprendizagem é outro aspecto muito importante no contexto da aprendizagem
· Como o professor pode ser o incentivador do aprendizado baseando-se na neurociência?
· Funções executivas e seu impacto no processo de aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *